A LEITURA ABRE CAMINHO PARA A LIBERDADE

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

SÍNTESE DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES EM 2011

A Biblioteca Anna Sironi durante este ano de 2011 desenvolveu diversas atividades, proporcionando alternativas de aprendizagens e formação para crianças e jovens da comunidade de Acupe.  Todas as iniciativas fazem parte da programação apresentada pelas Obras Assistenciais Comunitárias da Vila de Acupe no Prêmio Biblioteca Comunitárias do Estado da Bahia. Dentre as principais oficinas destacamos:
·         Oficina de Audiovisual- (80 horas) Envolveu um grupo de jovens que se familiarizou com as técnicas de criação, produção e difusão de linguagem cinematográfica. Durante as oficinas os jovens produziram documentários sobre a realidade da comunidade dando visibilidade às potencialidades locais  e aos problemas vivenciados pelos moradores no cotidiano. (Total de participantes: 15 jovens)
·         Leitura Crítica da Mídia (32 horas). Oficina ministrada para sensibilizar as crianças e jovens a respeito do poder de persuasão da mídia e a importância  de desenvolver o senso crítico para captar a linguagem subliminar veiculada na forma, no conteúdo, no meio e na mensagem. (Total de participantes: 15 jovens)
·         Oficina Comunicador Comunitário- (160 horas) Realizada em parceria com a agência Mandacaru de Comunicação tendo como principal objetivo facilitar a compreensão dos participantes sobre a importância da comunicação para o empoderamento e o desenvolvimento local. A Rádio Comunitária Esperança é um forte estímulo para a criatividade e participação desses jovens.  (Total de participantes: 30 crianças e jovens). Essa experiência que também se estendeu a visita de 9 jovens aos municípios de Retirolândia e Santa Luz, incluiu 3 participantes da oficina de Audiovisual e permitiu que o grupo pudesse discutir e conhecer as formas de participação e intervenção do coletivo de jovens do Território do Sisal nas políticas públicas locais
·         Oficina de Contação de Estórias- (80 horas) dirigida a um grupo de crianças e adolescentes que demonstram interesse pela leitura. Essas crianças, na grande maioria são egressas da creche Anna Sironi e tiveram a oportunidade de participar do Projeto Baú da Leitura. Espera-se manter a afinidade desse grupo com os livros e a leitura para que possa avançar e motivar outras crianças da comunidade na prática leitora. (Total de participantes: 24 crianças)
·         Oficina de Informática Básica (40 horas) Ministrada por jovem monitor, com a orientação da coordenação da Biblioteca, e teve como objetivo facilitar que as crianças participantes pudessem, com uso dessa ferramenta, aprender conteúdos transversais, explorar o recurso da pesquisa e fomentar a prática leitora. (Total de participantes: 18 crianças)
A convite da Fundação Pedro Calmon a Biblioteca Comunitária Anna Sironi participou do IV Fórum da Rede Nordeste do Livro da Leitura e da Literatura na X Bienal do Livro realizada no Centro de Convenções dias 3 e 4 de novembro de 2011. Na Mesa “Mediação na Leitura” a Biblioteca pode expor as iniciativas que vem desenvolvendo na comunidade de Acupe para a democratização do acesso ao livro e a leitura e as principais dificuldades enfrentadas.
A fim de contribuir para dinamizar a Biblioteca e mantê-la viva na rota das aprendizagens da comunidade, buscamos integrá-la ao Cineclube e a Escola. No mês de Outubro firmamos uma parceria que permitiu levar crianças da rede de ensino público ao Cineclube de Acupe onde foram exibidos filmes e realizadas atividades de desenho livre.
Com base na estatística de empréstimo de livros a Biblioteca Anna Sironi institui uma premiação que contemplou 10 leitores que mais leram, por iniciativa própria,  durante o ano. A premiação foi um kit leitura e teve ampla divulgação através da Rádio Comunitária Esperança.
Buscando promover o acesso ao lazer, solicitamos ao Parque Aquático Rolf uma cortesia para levar um grupo de crianças que são assíduas nas oficinas e atividades realizadas na Biblioteca para um dia de diversão. Contando com o apoio dessa instituição, oferecemos a um grupo de 23 crianças um momento de entretenimento inesquecível. Assim fica claro para o nosso público leitor que a Biblioteca Comunitária não é apenas um espaço para a obrigação escolar, mas que há uma preocupação e o compromisso em propiciar também a cultura e o lazer.
Durante o ano de 2011 a Biblioteca Anna Sironi totalizou a seguinte movimentação do acervo:

Empréstimo Local- 1308
Empréstimo Domiciliar- 1889
       Total - 3197


Agradecemos o apoio do Governo do Estado  da Bahia, através da Fundação Pedro Calmon que lançou o edital Prêmio Biblioteca Comunitárias do Estado da Bahia. Esta premiação permitiu propiciar aos moradores da comunidade de Acupe a oferta de livros, opções de aprendizagens e a construção do conhecimento. Agradecemos também a parceria da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, orgão da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regiona- SEDIR,  que apóia esta iniciativa em Acupe. 

Nosso agradecimento especial a todos os educadores que participaram das diversas oficinas e demonstraram compromisso com a nossa pauta e agenda de trabalho. Obrigada a todos que somam esforços, cotidianamente, para fazer da Biblioteca Comunitária Anna Sironi um espaço para a busca de “ser mais”.
  • Vamos cuidar bem dessas sementes, do solo e a cada dia aprender melhores práticas de jardinagem, assim será possível conviver com a beleza , o aroma  e a delicadeza das flores.

BOAS FESTAS E UM 2012 DE GRANDES REALIZAÇÕES!!!

BIBLIOTECA COMUNITÁRIA ANNA SIRONI TAMBÉM É LAZER

Quem disse que Biblioteca Comunitária é só obrigação escolar? As crianças pediram, nós fomos a luta e....o Parque Rolf acolheu um pequeno grupo de crianças para um dia de lazer inesquecível. Essa gurizada já sabe que deve buscar aprender sempre. O passeio foi só alegria e eles já pediram bis!!!

domingo, 30 de outubro de 2011

PRÊMIO DE INCENTIVO À LEITURA

Como forma de estimular o gosto pela leitura, a Biblioteca Comunitária Anna Sironi promoveu, no mês de outubro, uma premiação que contemplou os 10 leitores que mais tomaram livros emprestados no período de janeiro a setembro de 2011. Na apuração só considerou-se o material de leitura tomado sob empréstimo por iniciativa própria.  É interessante observar que os 10 primeiros lugares foram ocupados por meninas, em idades que varia entre 09 a 13 anos. O fato comprova que as meninas estão mesmo mais motivadas para a leitura que os meninos. Como prêmio, cada uma recebeu um Kit Leitura composto por quatro livros infantojuvenis, um caderno de atividades e duas revistinhas.  A premiação foi motivo de prestígio e alegria por parte das crianças, familiares e educadores. A Rádio Comunitária Esperança deu ampla cobertura ao certame. Essa iniciativa contou com a parceria da Fundação Paschoal que fez uma doação de livros. Confira aqui os nomes das crianças contempladas:
·         Ana Paula Ramos
·         Deusilane Batista
·         Joelane dos Santos
·         Kailane dos Santos
·         Keewelly Sena
·         Márcia Souza
·         Marivalda Silva
·         Nívea Magalhães
·         Renessa dos Santos
·         Rute dos Santos

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A Escola vai ao Cinema em Acupe

CINECLUBE DE ACUPE- SESSÃO ESPECIAL
As escolas municipais, Santa Rita e Ouro do Mar em Acupe, realizaram uma parceria com o Cineclube para proporcionar às crianças, da comunidade, um momento de encantamento e magia. O evento foi realizado no Centro Cultural Dom Helder Câmara que conta com um amplo e agradável espaço multiuso,  equipado para  eventos culturais. Estiveram presentes nas 4 sessões, entre os dias 10 e 11 deste, cerca de 430 crianças. Grande parte do público presente é composto por ex-alunos da Creche Anna Sironi que funciona ao lado deste equipamento cultural. O clima era de reencontro e festa e contou com a animação da educadora Ednalva da Purificação, que coordenou a creche por mais de dez anos e atualmente coordena o Centro de Formação São Benedito.  No evento Ednalva falou sobre a importância de se estreitar os vínculos da Escola com o Cineclube permitindo que os alunos e mestres possam utilizar a tela do cinema como recurso pedagógico  para compreender e assimilar novos conteúdos. O público, formado na grande maioria por crianças e adolescentes, acompanhou o desenvolvimento da história com surpreendente atenção. Em seguida, abriu-se à discussão a respeito da percepção e do entendimento da platéia sobre o filme (Enrolados) e os personagens mais marcantes. Os educadores também realizaram uma atividade de desenho artístico livre, momento em que as crianças produziram trabalhos de conteúdo incrivelmente diversificado.  No encerramento ficou, nos presentes, um gostinho de quero mais! Clique no link http://acupenoticias.blogspot.com/ e acompanhe no blog do Cineclube de Acupe a cobertura desse evento.

domingo, 9 de outubro de 2011

Oficina de Contação de História

Teve início na primeira semana de outubro a Oficina de Contação de História, promovida pela Biblioteca Anna Sironi. A iniciativa tem como público-alvo crianças da comunidade que já desenvolveram o gosto pela leitura. Esta atividade está sendo conduzida por Alice Ramos, educadora que teve formação através do MOC e coordenou, durante mais de dois anos,  o Projeto Baú de Leitura da Creche Anna Sironi. Muitas dessas crianças vivenciaram esta experiência e puderam se beneficiar desta iniciativa que revela um resultado positivo. A expectativa e motivação das crianças com relação a esta oficina é enorme, essencialmente pelo carinho que demonstram pela educadora que, efetivamente, junto com outros educadores do Projeto Baú de Leitura, contribuiu para que eles se encantassem pela atividade. A realização da Oficina de Contação de História conta com recursos do Prêmio Bibliotecas Comunitárias do Estado da Bahia promovido pela Fundação Pedro Calmon.

sábado, 24 de setembro de 2011

A história de Rapunzel retratada pelos jovens talentos de Acupe

A Biblioteca Comunitária Anna Sironi realizou, no dia 21 de setembro, uma atividade de contação de história com a professora de Artes Plásticas Lísia Rocha.  Ela atua como educadora numa oficina de Artes, voltada para dois grupos de crianças e adolescentes do Projeto Educação, Passaporte para Formar o Cidadão. Este projeto desenvolve várias oficinas, na comunidade, e é coordenado e  executado pelas Obras Assistenciais Comunitária da Vila de Acupe sob o patrocinio da Petrobrás. As crianças e adolescentes, durante os turnos matutino e vespertino, tiveram a oportunidade de ouvir a história de Rapunzel e retratá-la através de desenhos que ficaram expostos no mural da Biblioteca.

Oficina de Comunicação estimula a participação cidadã de jovens e crianças em Acupe


Buscando incentivar a leitura e o envolvimento das crianças e jovens de  Acupe nos espaços comunitários,  a Biblioteca Anna Sirone promoveu, através da agência de comunicação Mandacarú, durante o mês de agosto, uma oficina de capacitação em Comunicação, com foco em programa radiofônico. Foram capacitados cerca de 30 jovens, crianças e adolescentes em criação, produção e edição de programas de rádio. Como resultado dessa formação, dois grupos  assumiram a responsabilidade da apropriação da informação para produção do conhecimento e disseminação na comunidade através da Rádio Comunitária Esperança. O grupo de crianças continua mobilizado e desejoso de  dar continuidade ao programa criado e produzido durante as oficinas A Biblioteca vem apoiando e orientando essas crianças na leitura de textos, poesias e dicas que estimulem o desejo da leitura . Alguns dos jovens, que  fizeram a formação em Comunicador Comunitário, também  estão participando da programação da Rádio Comunitária e, para isso,  contam com o apoio de Roger Amorim, comunicador comunitário, que vem orientando a prática dos conteúdos ministrados nas oficinas.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Oficina de Formação em Comunicador Comunitário

Nos dias 09 e 10 foram iniciadas as oficinas sobre Comunicação Comunitária e Democratização da Comunicação ministradas pela Mandacaru. O público-alvo são crianças e jovens da comunidade interessados em desenvolver aprendizagem nessa área. De forma estratégica o público foi dividido em duas turmas, nos turnos matutino (crianças e pré-adolescentes) e vespertino (jovens), tendo como facilitadora Nayara Silva, integrante da Agência Mandacaru. Para a próxima oficina, prevista para os dias 16 e 17 de agosto, tendo como tema produção jornalística (textos) os jovens foram divididos em três grupos para produção de pautas sobre assuntos de interesse da comunidade.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

A prática leitora como um exercício de cidadania

As crianças e os adolescentes frequentam diariamente a Biblioteca Anna Sironi em busca de "novas aventuras" proporcionadas pela  leitura. Há momentos em que é necessário formar fila e organizar o atendimento para o empréstimo de livros. O envolvimento desse público é um estímulo para orientar as nossas atividades voltadas para à formação da prática leitora na comunidade.

domingo, 24 de julho de 2011

FORMAÇÃO EM COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA

As Obras Assistenciais Comunitária da Vila de Acupe irá promover, através da Biblioteca Anna Sironi , um curso de formação em comunicação para 30 jovens estudantes da comunidade. Esta iniciativa pretende focar a discussão nas questões relativas ao direito à comunicação e o papel dos veículos comunitários na promoção do desenvolvimento local. A expectativa é que os jovens desenvolvam habilidades e competências para a criação, produção e edição de programas em áudio. A capacitação estará por conta da experiente agencia de comunicação Mandacaru que acompanhará de perto a participação e o desempenho do grupo. O curso terá a duração de 80 horas e o seu início está previsto para a segunda semana de agosto. Esta iniciativa conta com recursos do Prêmio Mais Cultura de Apoio as Bibliotecas Comunitárias.
Para nós o que o jovem precisa é de oportunidade!

FUNDAÇÃO PEDRO CALMON PRESTIGIA ACUPE

A comunidade de Acupe recebeu no dia 30 de maio de 2011 a visita do professor  e historiador Ubiratan Castro, diretor geral da Fundação Pedro Calmon. Na solenidade ele parabenizou a comunidade pelas conquistas nos editais públicos, onde a Associação Obras Assistenciais Comunitária da Vila de Acupe classificou-se em quatro certames: Ponto de Cultura; Biblioteca Comunitária; Ponto de Leitura e Cine-Mais-Cultura. O evento, realizado no Centro Cultural Dom Helder Câmara,  teve grande receptividade da comunidade e marcou a inauguração oficial do Cineclube de Acupe. Na oportunidade, o professor Ubiratan brindou o público presente com uma palestra sobre o Bembé do Mercado, evento histórico tradicional do recôncavo, que há 123 anos celebra a abolição formal da escravatura.

sábado, 23 de julho de 2011

APOIO AO PÚBLICO ESTUDANTIL

As escolas de Acupe não dispõem de bibliotecas escolares equipadas de modo adequado. A Biblioteca Anna Sironi oferece o suporte e orientação para a pesquisa escolar. O esforço é assegurar que os estudantes encontrem, no dia-a-dia, os conteúdos trabalhados na rede municipal e estadual de ensino. Para isso busca manter um acervo atualizado e diversificado, composto de enciclopédias, livros didáticos, mapas, dicionários, etc. Existem cerca de 2.000 títulos oriundos, em grande parte, de doações que cobre as temáticas: literatura brasileira e estrangeira, romances, obras de ficção, educação, cultura, filosofia, religião, sociologia, meio ambiente, gênero, etnia, cidadania, comunicação, etc.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

PRÊMIO MAIS CULTURA DE APOIO ÀS BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS

Roger Amorim, jovem que atua na Rádio Comunitária Esperança de Acupe, entrevista o Secretário de Cultura da Bahia, Antônio Albino Canelas Rubim, no evento de entrega do Prêmio onde a Biblioteca Comunitária Anna Sironi obteve o segundo lugar na classificação geral.Valeu o esforço que vem sendo realizado, desde 2003, para manter este espaço aberto à toda comunidade Acupense, mesmo sem qualquer investimento da esfera pública. Essa premiação em 2010 é um incentivo legítimo do Estado cuja conquista é fruto da construção do coletivo."Quanto mais as pessoas dão de si, melhor é a qualidade do que se retira". Valeu Acupe!

A MAGIA DA LEITURA

A Biblioteca oferece um espaço propício à leitura que é bem aproveitado por crianças e adolescentes da comunidade. Nosso objetivo é oferecer o suporte necessário para  estimular  a leitura espontânea. A maioria dessas crianças não dispõe na sua moradia de condições favoráveis à formação desse hábito, que exige um ambiente silencioso e atraente para o convívio, manuseio e leitura de livros. Estamos cultivando esse valor na comunidade e o público leitor, infanto-juvenil, para a nossa alegria, cresce dia-a-dia.
FACHADA DA BIBLIOTECA