As crianças e os adolescentes frequentam diariamente a Biblioteca Anna Sironi em busca de "novas aventuras" proporcionadas pela leitura. Há momentos em que é necessário formar fila e organizar o atendimento para o empréstimo de livros. O envolvimento desse público é um estímulo para orientar as nossas atividades voltadas para à formação da prática leitora na comunidade.
sexta-feira, 29 de julho de 2011
domingo, 24 de julho de 2011
FORMAÇÃO EM COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA
As Obras Assistenciais Comunitária da Vila de Acupe irá promover, através da Biblioteca Anna Sironi , um curso de formação em comunicação para 30 jovens estudantes da comunidade. Esta iniciativa pretende focar a discussão nas questões relativas ao direito à comunicação e o papel dos veículos comunitários na promoção do desenvolvimento local. A expectativa é que os jovens desenvolvam habilidades e competências para a criação, produção e edição de programas em áudio. A capacitação estará por conta da experiente agencia de comunicação Mandacaru que acompanhará de perto a participação e o desempenho do grupo. O curso terá a duração de 80 horas e o seu início está previsto para a segunda semana de agosto. Esta iniciativa conta com recursos do Prêmio Mais Cultura de Apoio as Bibliotecas Comunitárias.
Para nós o que o jovem precisa é de oportunidade!
Para nós o que o jovem precisa é de oportunidade!
FUNDAÇÃO PEDRO CALMON PRESTIGIA ACUPE
A comunidade de Acupe recebeu no dia 30 de maio de 2011 a visita do professor e historiador Ubiratan Castro, diretor geral da Fundação Pedro Calmon. Na solenidade ele parabenizou a comunidade pelas conquistas nos editais públicos, onde a Associação Obras Assistenciais Comunitária da Vila de Acupe classificou-se em quatro certames: Ponto de Cultura; Biblioteca Comunitária; Ponto de Leitura e Cine-Mais-Cultura. O evento, realizado no Centro Cultural Dom Helder Câmara, teve grande receptividade da comunidade e marcou a inauguração oficial do Cineclube de Acupe. Na oportunidade, o professor Ubiratan brindou o público presente com uma palestra sobre o Bembé do Mercado, evento histórico tradicional do recôncavo, que há 123 anos celebra a abolição formal da escravatura.
sábado, 23 de julho de 2011
APOIO AO PÚBLICO ESTUDANTIL
As escolas de Acupe não dispõem de bibliotecas escolares equipadas de modo adequado. A Biblioteca Anna Sironi oferece o suporte e orientação para a pesquisa escolar. O esforço é assegurar que os estudantes encontrem, no dia-a-dia, os conteúdos trabalhados na rede municipal e estadual de ensino. Para isso busca manter um acervo atualizado e diversificado, composto de enciclopédias, livros didáticos, mapas, dicionários, etc. Existem cerca de 2.000 títulos oriundos, em grande parte, de doações que cobre as temáticas: literatura brasileira e estrangeira, romances, obras de ficção, educação, cultura, filosofia, religião, sociologia, meio ambiente, gênero, etnia, cidadania, comunicação, etc.
sexta-feira, 22 de julho de 2011
PRÊMIO MAIS CULTURA DE APOIO ÀS BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS
Roger Amorim, jovem que atua na Rádio Comunitária Esperança de Acupe, entrevista o Secretário de Cultura da Bahia, Antônio Albino Canelas Rubim, no evento de entrega do Prêmio onde a Biblioteca Comunitária Anna Sironi obteve o segundo lugar na classificação geral.Valeu o esforço que vem sendo realizado, desde 2003, para manter este espaço aberto à toda comunidade Acupense, mesmo sem qualquer investimento da esfera pública. Essa premiação em 2010 é um incentivo legítimo do Estado cuja conquista é fruto da construção do coletivo."Quanto mais as pessoas dão de si, melhor é a qualidade do que se retira". Valeu Acupe!
A MAGIA DA LEITURA
A Biblioteca oferece um espaço propício à leitura que é bem aproveitado por crianças e adolescentes da comunidade. Nosso objetivo é oferecer o suporte necessário para estimular a leitura espontânea. A maioria dessas crianças não dispõe na sua moradia de condições favoráveis à formação desse hábito, que exige um ambiente silencioso e atraente para o convívio, manuseio e leitura de livros. Estamos cultivando esse valor na comunidade e o público leitor, infanto-juvenil, para a nossa alegria, cresce dia-a-dia.
Assinar:
Postagens (Atom)